Conheça esse fruto que contém vitaminas, potássio e licopeno, antioxidante benéfico para a saúde cardiovascular
Saboroso e versátil, o tomate é um dos alimentos mais usados na culinária mundial. Ele pode ser consumido em saladas, sucos, molhos e até mesmo em pratos quentes.
Presente na lasanha ou no molho da pizza, esse fruto agrada a vários paladares e contém vitaminas e minerais. Depois de descobrir qual é o valor nutricional do tomate, você vai se apaixonar ainda mais por ele. Confira.
Vitaminas essenciais para uma dieta saudável
O tomate tem em sua composição vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a manter o corpo saudável. O fruto possui vitamina C, poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres no corpo.
O tomate também contém vitamina A, K e vitaminas do complexo B. Esses componentes ajudam a manter o sistema imunológico forte e a promover a saúde dos olhos, ossos e pele.
A vitamina E é outro nutriente importante encontrado no tomate. Ela ajuda a proteger as células do corpo dos danos causados pelos radicais livres e também é importante para a saúde da pele.
Minerais presentes no tomate
O tomate contém potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e a manter o coração saudável.
O mineral também é grande aliado na prevenção de acidente vascular cerebral. Uma xícara de tomate contém aproximadamente 400 mg de potássio, cerca de 10% do valor diário recomendado para um adulto.
O ferro e o cálcio, importantes para a saúde óssea e para a formação de glóbulos vermelhos, também são encontrados no tomate.
O ferro atua na produção de glóbulos vermelhos no sangue e ajuda a transportar oxigênio pelo corpo. Uma xícara de tomate picado pode fornecer cerca de 1,5 mg de ferro.
Já o cálcio é importante para a saúde óssea, dental, muscular e nervosa. Cerca de 18 mg por xícara de tomate picado representa em torno de 2% do valor diário recomendado.
Antioxidantes presentes no tomate
Certamente você já ouviu falar em radicais livres. Mas você sabe exatamente o que eles significam e como agem no nosso organismo? Os radicais livres são moléculas instáveis, que causam danos às células e aos tecidos.
Eles são formados naturalmente no corpo como resultado do metabolismo celular. Também podem ser produzidos em resposta a fatores externos, como a exposição ao sol e à poluição, o tabagismo e uma dieta pouco saudável.
Quando há excesso de radicais livres no corpo, pode ocorrer o estresse oxidativo, que é associado ao envelhecimento precoce, doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer.
A melhor maneira de combater esses radicais livres é adotando um estilo de vida saudável, o que inclui a ingestão de alimentos com alto teor de antioxidantes, como é o caso do tomate.
Um dos antioxidantes presentes no tomate é o licopeno, responsável por dar ao fruto a cor avermelhada. O licopeno ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos raios UV e a melhorar a saúde ocular.
O fruto também é rico em ácido clorogênico, antioxidante que ajuda na redução do risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer. Ele ainda possui betacaroteno, que, quando convertido em vitamina A, ajuda na proteção da pele contra danos causados pelos raios UV.
O tomate também possui fibras
Além dos nutrientes mencionados anteriormente, o tomate contém fibras, que são importantes para a saúde digestiva e ajudam a prevenir a constipação, além de controlar os níveis de colesterol.
As fibras também contribuem para o controle dos níveis de açúcar no sangue e redução do risco de doenças cardíacas. Além disso, elas promovem a sensação de saciedade, auxiliando no controle do apetite e na perda de peso.
O tomate contém cerca de 1,5 gramas de fibras em uma porção de 100 gramas, o que representa cerca de 6% da ingestão diária de fibras recomendada para um adulto.
Os produtos da Olé mantêm o valor nutricional do tomate
Nossos produtos feitos à base de tomate são produzidos com frutos selecionados e de alta qualidade, colhidos no momento certo de maturação. Da colheita ao envase, seguimos padrões rígidos de qualidade.
Esse é nosso jeito especial de garantir que o sabor e o valor nutricional do tomate sejam mantidos. Os Atomatados Olé são uma ótima maneira de adicionar sabor e nutrientes à sua dieta durante todo o ano.
Conheça agora mesmo nossa família de atomatados: Polpa de Tomate Olé, Extrato de Tomate Olé, Molho de Tomate Olé e Tomates Pelados Olé.